Ransomware é algo com que o “americano médio” está preocupado, diz o ex-chefe da segurança cibernética Chris Krebs

O ex-funcionário do Departamento de Segurança Interna, Christopher Krebs, pediu uma maior supervisão governamental da criptomoeda em uma entrevista ontem, dizendo que os pagamentos anônimos são uma ameaça “com a qual o americano médio está preocupado”.

Em uma entrevista no Late Night with Bill Maher , Maher perguntou ao ex-diretor da Agência de Segurança de Infraestrutura e Cibersegurança dos EUA sobre seus pensamentos sobre Bitcoin

“O que vai acontecer com o Bitcoin Bank? Onde você vê isso indo? Isso é mais ou menos na sua área, vejo isso derrubando a civilização, mas talvez eu esteja sendo antiintelectual ”, disse Maher.

“A criptomoeda é, a meu ver, um dos únicos fatores que permitem que os cibercriminosos implantem uma grande quantidade de ransomware em nossas agências estaduais e locais”, disse Krebs. “São os pagamentos anônimos, a capacidade de pagar anonimamente. E eu acho que essa é a ameaça cibernética que preocupa o americano médio. ”

Maher observou que 1.600 escolas foram atingidas com ransomware (citando um relatório da IBM ), e Krebs acrescentou que também houve ataques a “hospitais e agências governamentais, quero dizer, nós tivemos, Baltimore foi atingida duas vezes, Atlanta, condado de Mecklenburg North Carolina, 23 condados do Texas, Louisiana, foi atingida algumas vezes. ”

“E eles só querem dinheiro. Isso não é nada sofisticado, isso não é ideológico ”, Maher respondeu, comparando – intrigantemente – os ataques de ransomware ao enredo do filme Die Hard . (Pouco depois, Krebs referiu-se incorretamente ao fictício Nakatomi Plaza como “Torre Nakasomi”).

Krebs prosseguiu, alertando para os “bandidos” correndo soltos se “não houver consequências”

Ele recomendou “olhar para” criptomoedas em carteiras de câmbio, pressionando os países que os cibercriminosos chamam de lar para reprimir as atividades ilegais destinadas aos EUA e ajudando os governos estaduais e locais a melhorar suas defesas.

O ransomware tem aumentado nos últimos anos , provavelmente contribuindo para um problema de imagem no espaço das criptomoedas. Uma pesquisa recente indica que apenas 43% dos entrevistados acreditam que a criptomoeda é uma forma válida de pagamento, e outra de 2020 mostra que 90% dos entrevistados estão “preocupados” com o uso de criptomoedas para lavagem de dinheiro.

Krebs, que ganhou destaque depois de ser demitido pelo ex-presidente Donald Trump por causa da rejeição vocal de Krebs de teorias de conspiração de fraude eleitoral, pode estar alinhando suas opiniões publicamente declaradas com a opinião popular em preparação para uma disputa ao cargo. O ex-burocrata também apresentou propostas de políticas como o investimento em programas estaduais e locais de defesa cibernética e educação.